Memórias da Etec Jales

Entre a Memória e a História da Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho

O projeto tem a intenção de  reavivar e engrandecer as Memórias da escola, mediante os relatos e registros resgatados dos seus próprios sujeitos (diretores, funcionários e alunos da época), fundamenta-se na recuperação de dados, jornais da época, relatos, história oral, análises e re-significação dos registros historiográficos e iconográficos deixados pelo passado. O projeto possibilitará a materialização e preservação da história da escola através das ações e conquistas dos seus desbravadores com a finalidade de valorizar as suas realizações, preservar a cultura, saberes e práticas escolares e pedagógicas do ano de 1994 a 2004.

Escola Agrícola de Jales completa 33 anos neste domingo

Nascia em 1º de agosto de 1988 a Escola Agrícola de Jales. Concebida sob o trabalho árduo de muitas mãos jalesenses e de lideranças regionais, a criação da Escola foi oficializada através do decreto Estadual 28.625/88. Instalada em fevereiro de 1989, numa chácara cedida pela Prefeitura Municipal, com adaptação de um galpão para criação de aves transformado em uma sala de aula, cozinha, refeitório e sala da Direção, a Escola deu início aos seus trabalhos sob a supervisão da Delegacia de Ensino de Jales, que também cedeu os mobiliários básicos para início das atividades.

A criação da Escola reverberou um contexto regional de forte participação da agricultura e pecuária na economia local e regional, notadamente composta por micro e pequenas propriedades rurais, com alta demanda de mão de obra qualificada.

Com predominância regional da fruticultura, a instalação da Escola Agrícola em Jales foi sobremaneira acertada, pois, com a participação ativa de muitos profissionais das Ciências da Terra, conduziram a escola durante os anos iniciais, que foram os mais duros para a sua afirmação enquanto referência regional na assistência técnica e extensão rural.

Vários foram os atores que participaram, e muitos ainda compõem o quadro de docentes, da implantação e colaboraram com o crescimento da Escola, mas é importante destacar a ação direta da antiga Delegacia Agrícola de Jales, que posteriormente se transformou em CATI, e teve papel fundamental na promoção de parcerias para a Escola e no desenvolvimento de ações de fortalecimento da agricultura regional.

Com o passar dos anos e com a mudança no perfil socioeconômico da região de Jales, a Escola Agrícola de Jales tornou-se a Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, passando a oferecer cursos da área de Produção Alimentícia, Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Ambiente e Saúde e Gestão e Negócios, culminando com expansão da oferta dos cursos na área urbana do município, ocupando o prédio da antiga Escola Estadual Deputado Oswaldo de Carvalho (DOC).

Sempre na vanguarda da Educação, recentemente a Etec implantou um projeto piloto que une o Ensino Médio Integrado com a Formação Profissionalizante em continuidade no Ensino Superior, em parceria com a Fatec Prof. José Camargo, possibilitando uma sinergia de extrema eficácia entre as Matrizes Curriculares das três formações: Ensino Médio, Técnico e Superior.

Convidamos, assim, toda a Comunidade para maior integração com a Etec, conhecendo seus campus, cursos e projetos desenvolvidos na Escola.

MEMÓRIAS PLANTADAS À MUITAS MÃOS

Como diz Paulo Freire “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.  E ao longo de 32 anos, a Etec Dr José Luiz Viana Coutinho conhecida carinhosamente como Escola Agrícola vem criando esse espaço de aprendizagem contínua .

 Escola Agrícola de Jales nasceu também em resposta a uma demanda do município e região, marcada pela predominância das propriedades familiares.

A escola Técnico Agrícola Dr Jose Luiz Viana Coutinho iniciou suas atividades com cursos agrícolas que atendia alunos de diferentes regiões, tudo o que era plantado com a aprendizagem na sala de aula era colhido para as refeições na escola, todas as alimentações tinham um sabor especial de várias mãos trabalhando juntas.

Juntos plantamos sementes de amor pelo conhecimento, de exemplos a serem seguidos, união e diversão pela aprendizagem! Hoje colhemos frutos com a formação de profissionais prontos para o mercado de trabalho, e para retornarem para suas famílias aplicando os conhecimentos na própria propriedade, contribuindo para a produtividade agrícola com a geração de mais renda, e para o desenvolvimento do município e região.

Esse é um período marcado por sonhos realizados, muitos laços estreitados, conquistas, e principalmente anos levando educação de qualidade a população!

A ESCOLA PELO OLHAR DO PROFESSOR

Depoimento da professora Vera Regina Matozo Especiato- Educação Física

Era 1994, quando fiquei sabendo que haveria um concurso público para professores de vários componentes curriculares para uma escola rural. Apesar de não ter ideia onde estava localizada a Escola Agrícola de Jales, resolvi prestar o concurso, que foi realizado em São Paulo. Junto comigo estavam outros colegas e fomos aprovados para compor o corpo docente do Ensino Médio. Quando fui chamada para tomar posse, achei estranha aquela estradinha de terra batida com uma pontezinha de madeira em que passávamos de carro e ela balançava para todo lado. Confesso que fiquei bem apreensiva, pois tudo era muito novo para mim.  Ao chegar à escola, vi a falta de estrutura física, mas também percebi a luta dos professores, professoras e direção que já estavam lá tentando construir uma escola diferente. Notei que essa escola tinha um trabalho pedagógico muito ligado ao cotidiano da fazenda, ali desenvolvia aulas contextualizadas e junto com tudo isso encontrei um grupo de alunos encantadores. Estudiosos, educados e acolhedores. Percebi que a falta de estrutura material era compensada com esforço, garra e perseverança de todo o grupo, equipe gestora, professores, funcionários e alunos. Nós fazíamos a diferença. Assim, a cada dia me fortalecia mais, para que meu trabalho contribuísse no sentido de que a escola agrícola de Jales se tornasse a ETEC. Dr. José Luiz Viana Coutinho. A luta foi árdua, mas olhar para a função social que tem essa escola, me enche de alegria e orgulho, pois ali eu cresci, amadureci e me tornei uma pessoa melhor! O sonho se concretizou em realidade

(Jales, setembro de 2020.Profª Vera Regina Matozo Especiato

MEMÓRIAS DA ETEC

DIA DE CAMPO – Nesse dia a Etec recebia as escolas para uma visita, na qual conheciam as dependências da escola e se encantavam com os animais, as plantações que a escola cultivava e cultiva até hoje, e no outro ano lá estavam eles estudando em nossa escola pela Educação de qualidade oferecida e consequentemente realizar seu sonho de ser um Técnico Agrícola.

Visita das escolas a ETEC

ETEC NA TV

Durante a realização do dia de campo a emissora de TV Rede Globo veio até a Etec registrar o evento através de uma reportagem.